A "INVASÃO ISLÂMICA" E A PREGUIÇA EUROPEIA

O que nos cabe é trabalhar pela qualidade de vida de todos e de cada um, sem xenofobias, e defender a dignidade, os direitos e as liberdades de todos e cada um. Mesmo que isso implique levar à justiça os que usam esses direitos e liberdades para promover a opressão. Convenhamos que, em geral, os europeus estão demasiado no sofá e os políticos que elegem ou deixam eleger estão longe de fazer o que pode e deve ser feito para esses dois objetivos. A verdadeira ameaça não é o Islão. É a preguiça europeia.

 
DA GEOPOLÍTICA DOS INTERESSES À GEOPOLÍTICA DOS POVOS

As pessoas que anseiam pela democracia não são todas iguais. Muitas são tão pobres ou tão desiludidas que mal imaginam que vantagem a democracia lhes pode trazer. Outras são ricas ou suficientemente remediadas para continuar tranquilamente no seu sofá. Outras ainda… estão a morrer todos os dias algures na Ucrânia ou no Mediterrâneo só porque querem viver em paz, liberdade e dignidade.

 
A IDEIA DE LIBERDADE NA SOCIEDADE DO RUÍDO

Cada manifestação é encarada como exercício da liberdade de expressão. Qualquer ideia em contrário tende a ser vista como perigosa, securitária ou antidemocrática. Mas será mesmo assim?

 
BREXIT CHEGA AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

O governo do Reino Unido colocou em consulta pública, um novo Bill of Rights. O propósito é "restaurar uma abordagem de senso comum em áreas vitais, como a possibilidade de o Reino Unido deportar criminosos estrangeiros, tais como traficantes de drogas e terroristas, que frequentemente tiram partido das leis sobre direitos humanos para evitar a deportação". Se o brexit chegar aos direitos fundamentais, é como se o tunel fechasse e a Ilha se afastasse como a jangada de pedra de Saramago.

 
A máfia anti-vaxx

Na origem das campanhas antivacinação estão grupos bem organizados e financiados. São organizações lucrativas e sem escrúpulos. Máfias.

 
AS CRIANÇAS NÃO

A ideologia de género deve ser rapidamente banida das escolas, porque é tão nefasta quanto a homofobia ou qualquer outra forma de discriminação. No seu lugar deve desenvolver-se a pedagogia da tolerância, do respeito e do conforto perante a diferença.

 
A lingerie sexy da procuradoria ilícita

A semântica de apresentação das agências de cobranças é um disfarce para a prática da procuradoria ilícita. Noutros casos, é lingerie sexy para oferecer serviços de “jogo sujo”, incluindo o assédio dos devedores. Em geral, as empresas que recorrem a estas agências sabem bem o que estão a contratar e têm a obrigação de saber que são serviços ilegais. A ténue fronteira da legalidade tem permitido a impunidade, sem ganho algum para os credores e para a economia.

 
O Médico, o Juiz e o Virão

Podem os tribunais reverter medidas de isolamento ou quarentena? Ao seguir esse caminho, algumas decisões cederam às teses fáceis e aproximam-se das absurdas ideias negacionistas.

 
Um das razões do atraso

Se o cidadão pagou o valor do seu estacionamento, aplicar-lhe uma coima só porque, por lapso, se enganou num algarismo da matrícula digitado numa 'app' é um disparate, uma extorsão, um erro boçal.

 
Estado de emergência, pandemia, tribunais, cultura e religião

A corrida pela notícia em "primeira mão" deixou por esclarecer algumas coisas importantes...

 
A economia parada, o ambiente, o maldito plástico e a segurança sanitária - saberemos aprender com a Pandemia?

A evolução mais recente do número de pessoas infetadas com COVID-19 veio arrefecer o sentimento de alívio. Enquanto os especialistas discutem se é uma segunda vaga ou o prolongamento da primeira, é hora de lançar os olhos para mais adiante e preparar decisões necessárias para o futuro.

 
Plástico nos oceanos/Mares & hipocrisia dos ecologistas Merell/Coronel Tapioca...

Em vez de repetir alegações por demonstrar e soluções sem sentido, Pedro Carteiro propõe medidas baseadas em factos.